Vacinas Sputnik e Vacinômetro
O governador Camilo Santana ressaltou que o Ceará ainda aguarda a liberação da Anvisa para proceder com a importação emergencial da vacina russa Sputnik V, que o Estado comprou 5.87 milhões de doses e já poderia estar vacinando a todos. "Mesmo sendo uma vacina que já é aplicada em 58 países no mundo inteiro, e tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19, tem sido uma luta a liberação com a Anvisa. Pelo prazo junto à Rússia, o Ceará já poderia ter recebido o primeiro lote das vacinas, mas infelizmente a Anvisa não liberou. Temos feito um apelo pela liberação, e nós governadores do Nordeste temos discutido que, caso seja necessário, iremos entrar na Justiça por essa liberação", explicou.
Segundo a Lei Federal, em casos de importação de vacinas já autorizadas por outras agências internacionais, todo o processo deverá ser feito em sete dias úteis ou até nove dias corridos, mas a Anvisa segue com esse processo travado, mesmo com a necessidade de urgência comprovada. Ainda sobre a vacinação, o governador relatou que têm recebido com alegria várias mensagens e imagens de profissionais de segurança pública do Ceará sendo vacinados, destacando a conquista, mas que ainda luta para a inclusão no grupo prioritário de outra categoria importante, que são os professores da rede pública de educação.
Na transmissão ao vivo, Camilo lembrou que na quinta-feira (8) o Ceará recebeu o 13º lote com doses da vacina contra Covid-19, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). Foram 170.450 doses, sendo 91.250 do imunizante desenvolvido por Oxford/AstraZeneca e 79.200 da Coronavac/Sinovac, que em menos de 24 horas seguiu o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado operacionalizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), chegando de forma proporcional aos 184 municípios.
O governador informou também os números do Vacinômetro, que contabilizam as vacinas aplicadas pelos municípios e que são atualizados pela (Sesa). Até as 17h da última quinta-feira (8), o sistema registrou 1.324.953 doses aplicadas, sendo 1.034.160 como primeira dose e outras 290.793 em segunda dose.
Quase 5 mil leitos
O Governo do Ceará segue entregando diariamente novos leitos exclusivos para atender a pacientes com Covid-19. A entrega mais recente foi a de mais 10 leitos de UTI exclusivos no Hospital e Maternidade Jesus, Maria José, em Quixadá. O governador lembrou da importância dessas novas estruturas em hospitais e unidades de saúde, que hoje atendem aos casos de Covid, mas que ao fim da pandemia será um legado que vai ficar para os municípios, inclusive a compra de três novos hospitais, como o Leonardo Da Vinci, por R$ 40 milhões e já quitado, que é hoje uma referência em tratamento à Covid-19, dispondo de 170 leitos de UTI.
|